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Home Serviços Qualidade, Ambiente, Seguranca Alimentar Consultoria com vista à certificação

Num mercado cada vez mais competitivo, as organizações de sucesso são as que se afirmam com uma cultura assente em princípios de segurança, qualidade, ética, confidencialidade, integridade e transparência. Desde a criação de uma metodologia baseada na gestão por processos e da construção de procedimentos com vista à melhoria contínua, a preparação para a certificação com reconhecimento internacional assume-se como primordial e útil ao negócio.

Para dar resposta a estas necessidades, a PKF disponibiliza aos seus clientes um amplo conjunto de serviços, relacionados com os sistemas de gestão:

De âmbito internacional, o referencial normativo ISO 9001 é direcionado para os sistemas de gestão das Organizações, garantido que estas respondem, eficazmente, às expectativas dos clientes e das partes interessadas e que estão preparadas para a mudança.

A PKF disponibiliza uma equipa multidisciplinar que apoia os clientes na implementação, na monitorização e na transição dos sistemas de gestão da qualidade para a versão 2015.

Garantir uma cultura de segurança, baseada na gestão e no controlo de riscos, promove um ambiente de trabalho saudável e permite reduzir as probabilidades de acidente e de acontecimentos inesperados com custos diretos para as organizações.

A OHSAS 18001 é um referencial normativo internacional (série da avaliação da saúde e da segurança do trabalho), transposto para o sistema português através da NP4397. A PKF apoia na preparação de todo o processo de certificação OHSAS 18001/ NP4397, que permite às Organizações melhorar a eficácia do seu desempenho através de uma gestão controlada dos riscos operacionais.

Diferentes referenciais normativos relacionados com a segurança alimentar têm vindo a ser desenvolvidos e reconhecidos internacionalmente, com vista à garantia da qualidade e da segurança do produto, desde a produção ao consumo. São exemplo disso: ISO 22000, FSSC 22000, BRC, IFS.

A decisão de certificação, quando não existe exigência por parte do cliente, necessita sempre de uma análise tendo em consideração a atividade da Organização e os mercados onde esta atua, assim como o investimento associado, o nível de competitividade e a orientação do negócio. A PKF apoia os seus clientes na tomada de decisões relativamente às certificações prioritárias, assim como no desenvolvimento de todos os processos e procedimentos necessários até à fase de auditoria de terceira parte e resposta a constatações.

A demonstração de elevados níveis de conformidade ambiental em concursos, contratos internacionais e na expansão do negócio, assume-se como um fator competitivo das Organizações cuja atividade causa impacto ambiental.

A PKF orienta as atividades de implementação de um sistema de gestão ambiental, de acordo com o referencial normativo ISO 14001, garantindo a existência de avaliações regulares e de conformidade, tendo em consideração a proteção ambiental, a poluição, o cumprimento legal e as necessidades socioeconómicas, promovendo a redução de riscos e um aumento da confiança das partes interessadas.

A existência de ativos de informação e a dependência das organizações relativamente a sistemas de informação implicam um nível elevado de vulnerabilidade e de exposição a ameaças de segurança. Neste contexto, a salvaguarda da informação, a identificação e a classificação de ativos e a avaliação sistemática dos riscos permitem às Organizações determinar metodologias adequadas que evidenciem a garantia de confidencialidade, de integridade e de disponibilidade de ativos aos clientes, aos consumidores e às partes interessadas em geral.

A NP ISO/IEC 27001 é um referencial normativo internacional que determina requisitos de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação adequado a cada Organização, com o objetivo de assegurar que a informação não seja utilizada por terceiros de forma indevida e não se perca irremediavelmente.

Para apoiar os seus clientes na minimização de impactos negativos por perda ou danificação de informação relevante, a PKF apoia na implementação de um sistema de gestão com vista à certificação.

Numa era em que os negócios se fazem à escala global exige-se às Organizações que considerem os impactos ambientais, sociais e éticos das suas atividades e políticas. As Organizações que forem capazes de demonstrar uma abordagem responsável na sustentabilidade do negócio, ganharão vantagens competitivas e a confiança de acionistas, clientes, comunidades locais e consumidores.

Preocupações sociais como os direitos de igualdade entre mulheres e homens, a igualdade de oportunidades, a justiça salarial, o trabalho infantil, o trabalho forçado ou a discriminação, a conjugação dos domínios pessoal, social e profissional, as preocupações ambientais, o combate à corrupção, requerem ações que ultrapassam a esfera de influência direta da Organização, estendendo-se ao longo de toda a cadeia produtiva. À medida que aumentam as preocupações sociais, torna-se mais importante a monitorização e a garantia do reconhecimento externo de que a Organização se assume como socialmente responsável.

A PKF orienta, aconselha e auxilia no desenvolvimento de práticas fundamentais para o cumprimento dos requisitos de normas e orientações internacionais, como a ISO 26000 ou a SA 8000.