PKF Portugal

PKF Portugal
Qualidade, Ambiente, Segurança Alimentar

Home Servicos Qualidade, Ambiente, Segurança Alimentar

Qualidade, Ambiente, Segurança Alimentar

A competitividade e a inovação lançam desafios às organizações que passam pelo reconhecimento internacional de acordo com referenciais específicos, dependendo do setor de atividade.

A adoção de práticas de gestão com base na definição de processos e de procedimentos permite estruturar as atividades internas garantindo, por um lado, o controlo eficaz das operações e a tomada de decisões baseada em resultados reais monitorizados com frequência, e, por outro lado, o estabelecimento de uma relação de proximidade e de transparência com todos os stakeholders.

Com vista à melhoria contínua, a PKF apoia os clientes na formalização de procedimentos internos e orienta projetos que visam o cumprimento necessário dos requisitos dos diversos referenciais normativos, nomeadamente, no âmbito dos sistemas de gestão da qualidade (ISO 9001), ambiente (ISO 14001), segurança (ISO 45001), segurança da informação (ISO 27001), segurança alimentar (ISO 22000, BRC, IFS, FSSC 22000), gestão do risco (ISO 31000), continuidade do negócio (ISO 22301), responsabilidade social (SA 8000), entre outros.

Consultoria com vista à certificação

A verificação da conformidade por uma entidade independente assume-se como um fator competitivo na relação com clientes e com fornecedores. A PKF disponibiliza uma equipa multidisciplinar e devidamente qualificada para a realização de:

  • Auditorias internas (de primeira parte), baseadas em referenciais normativos nacionais e internacionais, como, por exemplo, ISO 9001, ISO 45001, BRC, IFS.
  • Auditorias a fornecedores (de terceira parte), com recurso a checklists próprias, em conformidade com requisitos específicos dos clientes e relações contratuais definidas.

Com a transposição da Diretiva 2014/95/EU para o quadro jurídico nacional (Decreto-Lei nº 89/ 2017, de 28 de julho), as grandes empresas que sejam entidades de interesse público devem divulgar dados relativos à evolução, ao desempenho, à posição e ao impacto das atividades da empresa referentes, no mínimo, às questões ambientais, sociais e relativas aos trabalhadores, à igualdade entre mulheres e homens, à não discriminação, ao respeito pelos direitos humanos, ao combate à corrupção e às tentativas de suborno.

Para a fornecer os dados não financeiros, as organizações devem recorrer a sistemas nacionais, da União Europeia ou internacionais, como o Pacto Global das Nações Unidas, a norma ISO 26000, a Iniciativa Global sobre a elaboração de relatórios (GRI) ou outros documentos e acordos reconhecidos, especificando o sistema em que se basearam.

A PKF disponibiliza serviços de apoio ao relato da informação não financeira (“Relatórios de Sustentabilidade”), com especial incidência nas guidelines da Global Repoting Initiative, garantindo valor acrescentado para a empresa.