Corporate Finance
Quer se trate de transações, crescimento sustentável, expansão internacional, reestruturação, evitar riscos ou assegurar a sua posição no mercado - encontrará em nós o parceiro independente que cuidará de si de forma fiável e ao mais alto nível interno. Tornamo-nos numa extensão da sua equipa e orgulhamo-nos de construir relações duradouras com os nossos clientes.
A rede internacional PKF tem uma equipa de profissionais de corporate finance, em mercados chave na Ásia & Austrália, Reino Unido & Europa, América do Norte & América do Sul, com os quais trabalhamos de perto para assegurar que o nosso trabalho beneficia das melhores práticas e é tão personalizado quanto necessita, e para que possamos agir por si além fronteiras em qualquer momento.
Somos especializados na prestação de serviços, principalmente, a empresas de Mid-Market e PME's. Também assessoramos grandes empresas nacionais e multinacionais, bem como firmas de capital de risco, fundos e family offices.
A nossa gama de serviços é a seguinte (selecione cada caixa e explore como o podemos ajudar):
Quer esteja a adquirir o seu primeiro negócio ou a contemplar uma adição estratégica a um negócio existente, a importância de realizar um processo robusto de due diligence não pode ser ignorada.
Due diligence é uma parte essencial de qualquer aquisição de negócios e a PKF está idealmente adaptada para proporcionar uma revisão clara e autorizada. Para os compradores, a nossa equipa pode conduzir a revisão abrangente de que necessita para tomar uma decisão bem informada sobre a viabilidade de uma proposta de venda ou compra. A nossa independência, experiência, abordagem comercial, atenção ao detalhe e objetividade proporciona maior confiança e apoia a tomada de decisões claras.
A nossa abordagem
Podemos ajudá-lo a tomar uma decisão bem informada sobre a aquisição proposta através de uma cuidadosa análise sobre:
- Previsão dos ganhos e fluxos de caixa;
- Rendimentos históricos e fluxos de caixa;
- Requisitos de fundo maneio;
- Principais drivers do negócio;
- Situação financeira;
- Políticas contabilísticas;
- Sistemas e processos de reporte financeiro; e
- Cumprimento fiscal (pela nossa equipa Fiscal).
Podemos também aconselhá-lo sobre aspetos específicos do acordo de compra e venda, tais como a identificação de ajustamentos ao preço de compra pelo EBITDA normalizado, fundo maneio ajustado e dívida líquida ajustada, bem como sobre os aspetos financeiros mais amplos do acordo, tais como as contas de fecho da transação ou mecanismo de locked box. Adaptamos os nossos relatórios à medida das suas necessidades, podendo assumir a forma de um relatório curto, centrado nos assuntos-chave e no risco, um relatório detalhado mais longo e/ou um data book em excel.
A due diligence para alienações envolve uma análise detalhada e a preparação de um relatório independente sobre uma empresa, que é emitido às partes interessadas durante o processo de venda inicial, e que pode ser legalmente considerado e confiado pelo comprador final.
Para vendedores, nós asseguramos:
- Identificação preliminar e análise detalhada dos principais riscos e questões para os potenciais compradores. Isto dá ao vendedor a oportunidade de assegurar que podem ser mitigados ou colocados no contexto apropriado antes do início do processo de due diligence para aquisições por potenciais compradores;
- Aumento da confiança dos potenciais compradores através da apresentação de um relatório detalhado de due diligence financeira, que reduz o custo e o tempo associados à due diligence dos potenciais compradores.
A due diligence para alienações pode ajudar das seguintes formas:
- Aumenta o número de partes que analisam em pormenor a oportunidade de aquisição;
- Reduz os custos de transação e agiliza o processo de due diligence para aquisições de todos os interessados; e
- Aumento potencial do valor da venda devido à resolução/mitigação de questões-chave de risco e avaliação antes do início do processo de venda, e à probabilidade de existirem mais interessados no processo de venda.
A nossa abordagem inclui:
- Due diligence financeira independente e detalhada do seu negócio;
- Assessoria orientada para a comercialização;
- Feedback imediato relativamente a assuntos-chave à medida que surgem;
- Relatórios de progresso detalhando os principais riscos e questões;
- Identificação dos principais drivers do negócio;
- Identificação de pessoas-chave e questões contratuais;
- Relatório sobre os riscos significativos (que podem ser abordados antes da venda);
- Assistência através do processo de due diligence do lado da compra;
- Comunicação constante dos resultados ao longo de todo o processo; e
- Um relatório independente completo emitido para as partes interessadas.
Uma parte integrante dos processos de venda é preparar e apresentar de forma abrangente informações relevantes sobre a empresa para potenciais partes interessadas. Isto é normalmente feito através do memorando informativo do assessor de M&A.
A fim de objetivar, e se os números forem altamente complexos, é apropriado, em casos individuais, apresentar factos e números sobre a empresa num chamado fact book financeiro. Com isto é também possível controlar a apresentação dos indicadores financeiros, e as análises deles derivadas, de forma proactiva e por sua própria iniciativa.
With the financial fact book, PKF's transaction experts also support you with a carve-out, i.e. when parts of a company or group are sold that have not previously acted as legally independent units. Independent pro forma profit and loss statements and balance sheets are to be determined here.
Com o fack book financeiro, os peritos em transações da PKF também o apoiam com um carve-out, ou seja, quando as partes de uma empresa ou grupo, que não tenham atuado anteriormente como unidades legalmente independentes, são vendidas separadamente. As demonstrações de resultados e balanços pro forma independentes devem ser determinados aqui.
Se uma empresa mudou significativamente no passado recente, por exemplo através da venda de uma importante área de negócios, normalmente não pode ser comparada economicamente com anos anteriores. Outro instrumento, o chamado Like for Like, como figura chave importante, garante mais transparência e permite comparar números de crescimento, especialmente em mercados muito dinâmicos.
A avaliação de empresas é uma parte essencial da tomada de decisões no atual mundo empresarial de ritmo acelerado. O valor é baseado nos ativos e circunstâncias financeiras de uma empresa.
Disponibilizamos avaliações independentes, tecnicamente robustas e comercialmente focalizadas para satisfazer as necessidades específicas dos clientes, com relatórios claros, credíveis e transparentes.
A nossa equipa combina uma vasta experiência profissional, conhecimento da indústria e bom senso. Através da rede PKF, temos uma equipa de especialistas de avaliação em mercados-chave na Ásia, Reino Unido & Europa, América do Norte e América do Sul.
Os nossos serviços:
- Assessoria de avaliação – aconselhamento profissional e assistência à gestão, administração e acionistas sobre transações e ofertas públicas de venda (OPV)
- Relatórios independentes – para aquisições, transações com terceiros ou partes relacionadas, ou recompra de ações (share buy-backs)
- Alocação do preço de compra – determinar o valor dos ativos intangíveis e do goodwill
- Avaliação de ativos intangíveis – software, tecnologia, relações com clientes, relações com fornecedores, royalties e patentes
- Emissões de capital – aconselhamento sobre o valor do capital emitido para novos acionistas ou sócios
- Resolução de litígios – disputas societárias e disputas comerciais
- Aumento de capital – fixação de preços de emissão de ações e outros títulos de capital
- Fusões e aquisições – análise e relatórios de avaliação para a administração, diretores e/ou acionistas
- Desinvestimentos – análise e relatórios de avaliação para a administração, diretores e/ou acionistas
- Reporte financeiro – investimentos não cotados e investimentos em participações privadas, bem como revisões do teste de imparidade do goodwill
A PKF auxilia na preparação de relatórios independentes (RIs) para assegurar que uma transação é justa e razoável em relação aos acionistas que não estão associados às transações. Também para fins de investimento da própria empresa, como planos de negócios & estudos de viabilidade.
Os nossos RIs fornecem aconselhamento imparcial e credível aos acionistas e aos administradores das empresas. Os relatórios são apresentados de forma clara e concisa, contendo:
- Um resumo da transação / investimento proposto;
- Uma declaração sobre a finalidade e objetivos do relatório, incluindo uma discussão sobre o parecer apresentado;
- Análise dos negócios envolvidos;
- Uma descrição das indústrias/ concorrentes/mercado relevantes;
- Análise detalhada da transação / investimento proposto, geralmente incluindo uma avaliação de uma ou mais entidades;
- Uma opinião sobre se uma transação / investimento é justa e razoável e no melhor interesse dos acionistas / administração.
A nossa equipa experiente prepara relatórios de alta qualidade e atempados. Levamos a nossa independência a sério e garantimos o cumprimento de todos os requisitos regulamentares.
A elaboração de um plano de negócios exige que informação muito específica seja apresentada de uma forma muito específica. O seu plano de negócios não só o ajuda a planear o futuro, mas também permite que os possíveis financiadores tenham uma ideia de como as suas ambições são realistas e de como é provável que sejam bem sucedidas. Um plano de negócios é uma parte essencial da implementação de um negócio e tem de ser feito corretamente.
Desde a fase inicial até à obtenção de financiamento e registo, PKF está aqui para assegurar que o processo seja o mais suave e indolor possível. Escolher a informação certa para colocar num plano de negócios requer muita reflexão, planeamento e investigação e estamos aqui para ajudar com isso em cada fase do processo, qualquer que seja o empreendimento, localização, indústria ou dimensão do projeto, e quer para fins de investimento ou reestruturação.
Trabalhando em conjunto, podemos investigar, conceber e construir um modelo financeiro robusto para o seu negócio.
Desafios
As decisões importantes de negócio baseiam-se geralmente em modelos financeiros com previsões. Aproximadamente 90% dos modelos financeiros contêm erros e podem excluir factores-chave de valor, o que pode resultar em resultados enganosos. Com o tempo, a maioria dos modelos financeiros evolui sem um desenho bem estruturado ou verificações de integridade e muitas vezes sem documentação. A realização de pequenas alterações pode frequentemente demorar muito tempo e ter consequências inesperadas.
A nossa solução
Trabalhando em conjunto, podemos investigar as incertezas dos principais drivers do negócio e do mercado, e os pressupostos subjacentes. Desenvolvemos um planeamento adequado na conceção e construção do modelo com longevidade, consistência, e praticidade, e com foco nos resultados pedidos. Incorporamos controlos e cópias de segurança da versão, testamos rigorosamente o modelo, fazemos verificações, e protegemos partes do modelo de utilizadores que façam alterações não autorizadas.
Ajudamos as empresas a alcançar as suas decisões em matéria de estratégia, reestruturação, financiamento (dívida e capital próprio), pedidos de subvenção, investimentos em ativos fixos, e fusões e aquisições.
Temos experiência na construção de uma vasta gama de modelos financeiros, desde modelos de previsão simples para pequenas empresas até modelos complexos de previsão a longo prazo (como o financiamento de projetos), incorporando uma vasta gama de inputs e pressupostos para múltiplas empresas e mercados.
Vantagens:
- Análise simplificada de assuntos complexos;
- Menor risco na tomada de decisões, identificando os fatores-chave e as suas implicações financeiras;
- Facilitar a análise de sensibilidade de qualquer input ou variável;
- Utilização contínua de modelos financeiros robustos feitos à medida e que se adaptam às mudanças do negócio e/ou os mercados;
- Melhor percepção dos potenciais resultados futuros com as nossas ferramentas de investigação e projeção.
Poder recorrer a informação transparente é um requisito básico para os investidores, especialmente em tempos difíceis. É por isso que os credores exigem frequentemente um levantamento atualizado dos indicadores financeiros, especialmente quando o cumprimento dos acordos de financiamento está em risco e são necessárias medidas de adaptação.
Uma revisão independente é um instrumento adequado para a análise e apresentação do desempenho e dos parâmetros financeiros do devedor. Constitui assim uma base significativa para a tomada de decisões a fim de se obterem recomendações concretas de ação.
As nossas equipas experientes aconselham na preparação de uma revisão independente e abrangente da empresa, que permite a todas as partes envolvidas fazer uma avaliação de risco bem fundamentada e define o quadro para linhas de ação alternativas. Nesta base, os credores e devedores podem redesenhar a estrutura e as condições de financiamento, conforme necessário.
Uma aquisição cuidadosamente planeada e executada pode ser uma forma eficiente de alcançar um crescimento imediato e aumentar o valor da sua empresa.
Quando uma empresa procura novas oportunidades de crescimento, as fusões e aquisições (M&A) são um carta estratégica que pode estar à procura de jogar. No entanto, como o mercado procura o próximo "grande negócio", as empresas devem ter em conta as lições aprendidas com as boas e más transações anteriores de fusões e aquisições.
Realizamos discussões com compradores e vendedores, incluindo empresas privadas, institucionais e globais, bem como firmas de private equity, o que nos dá uma excelente visão no que diz respeito aos seus “apetites” de M&A, bem como aos seus objetivos de aquisição e desinvestimento.
A nossa equipa em toda a rede tem liderado serviços de consultoria numa vasta gama de operações de M&A em muitos sectores, e que vão operações de pequena dimensão até às maiores aquisições de médias empresas.
Aproveitamos a nossa experiência na prestação de serviços de avaliação e due diligence financeira para assegurar que a nossa assessoria em fusões e aquisições incorpora consultoria de avaliação tecnicamente sólida e análise rigorosa de questões de due diligence financeira.
Os nossos serviços:
- Aconselhamento em fusões e aquisições;
- Pesquisa e seleção de alvos de aquisição;
- Prospeção da indústria;
- Abordagens iniciais às empresas alvo;
- Aconselhamento e relatórios de avaliação, incluindo a emissão de pareceres formais de avaliação sempre que necessário;
- Análise de sinergias;
- Aconselhamento sobre a estrutura de aquisição;
- Assistência no financiamento da aquisição;
- Nomeação e gestão de outros assessores;
- Gestão de todo o processo de due diligence (financeiro, comercial, regulamentar e de RH, exceto legal);
- Realização da due diligence financeira, incluindo a preparação dos relatórios de due diligence financeira;
- Liderar as negociações com o vendedor ou apoiar o cliente, conforme necessário;
- Aconselhamento sobre os termos chave do acordo de aquisição;
- Gestão do processo de conclusão;
- Estratégia e planeamento da integração.
A venda do seu negócio é muitas vezes a conclusão de muitos anos de trabalho árduo, concentração e dedicação. No entanto, surge apenas uma oportunidade de alcançar um bom resultado comercial.
É fundamental que avalie as suas opções e planeie a estratégia de saída muito antes de planear a venda. É igualmente importante assegurar que o negócio está preparado para a venda. Esboçamos todas as estratégias de saída possíveis para assegurar a sua compreensão de como os compradores avaliam o valor do negócio. Também discutimos as vantagens, desvantagens, e probabilidade de sucesso para cada abordagem de desinvestimento:
- Trade sale;
- Management buy in/out;
- Venda a capital de risco;
- Sucessão geracional.
Trabalharemos em estreita colaboração consigo para assegurar que o seu negócio está pronto para venda, avaliando e aconselhando-o sobre:
- Fase de desenvolvimento do negócio;
- Performance financeira do negócio;
- Perspetivas de crescimento;
- Posição competitiva;
- Estrutura e posição financeira existente;
- Relatórios e previsões financeiras;
- Estrutura empresarial;
- Estrutura de capital existente.
Uma vez determinada a estratégia, ajudar-vos-emos a trabalhar na:
- Identificação de potenciais compradores;
- Preparação de um memorando informativo para distribuição às partes interessadas;
- Assistência na preparação de uma terms sheet;
- Gestão do processo de venda;
- Assistência durante a due diligence disponibilizando um data room;
- Assistência durante a negociação; e
- Gestão do contrato de compra e venda..
A venda de um negócio requer um grande cuidado e preparação. Esta preparação é essencial para a fase de promoção e vital para assegurar que os documentos de acompanhamento são relevantes e adaptados às exigências específicas dos potenciais compradores. Todos estes elementos são importantes para garantir o melhor resultado possível do processo de venda.
As empresas podem necessitar de capital adicional por várias razões, incluindo o financiamento de novas empresas, o crescimento de uma já existente, ou para financiar a comercialização de desenvolvimentos tecnológicos ou imobiliários.
Trabalhamos com empresas para assegurar capital através de acordos estrategicamente alinhados com os objectivos dos nossos clientes, ajudando-o a obter o capital certo ao preço certo.
Temos excelentes relações de cooperação com uma vasta gama de investidores e financiadores (incluindo organizações privadas, institucionais e globais, bem como empresas de private equity), com os quais temos conversações, o que nos dá uma excelente visão no que diz respeito aos seus apetites de M&A, bem como aos seus objetivos de aquisição e desinvestimento.
Aconselhamos os clientes sobre estratégias de financiamento em várias fases do ciclo de vida do negócio, incluindo o acesso ao capital a partir de venture capital; private equity; family office e HNI (indivíduos com património líquido elevado), bem como muitas outras fontes.
Podemos ajudar em muitas áreas do processo de angariação de capital para melhorar as possibilidades de uma angariação de capital bem sucedida, ao mesmo tempo que aliviamos a sua empresa da carga administrativa do processo, incluindo:
- Análise e relatórios de avaliação;
- Assistência na preparação ou aperfeiçoamento de planos de negócios;
- Preparação de modelos financeiros;
- Assistência na preparação ou aperfeiçoamento de previsões e projeções financeiras;
- Aconselhamento sobre estruturas de financiamento alternativas;
- Identificar os financiadores de capital mais adequados e fazer a abordagem inicial;
- Nomeação e gestão de outros assessores;
- Preparação de teasers de investimento;
- Preparação de documentos de oferta - Memorando de Informação, Prospeto ou Declaração de Divulgação do Produto;
- Gestão do processo global de due diligence do investidor/financiador (financeira, legal, comercial, regulatória e RH);
- Negociação com os investidores/financiadores preferidos;
- Aconselhamento sobre os termos chave do acordo de financiamento;
- Gestão do processo de conclusão.
Ao inscrever uma empresa na bolsa de valores (principal ou secundária), precisa de assessores de confiança, competentes e experientes.
O processo de procura de capital dos mercados de capitais de ações através de OPVs e outras transações, e/ou dos mercados de capitais de dívida, requer uma abordagem adaptada aos requisitos regulamentares, bem como o processo de acesso aos investidores de retalho e grossistas. Em toda a rede PKF temos acesso à MARF (Espanha) ou IAM (Londres), por exemplo.
OPV
Antes de entrar em bolsa, é necessário considerar os retornos das ações do mercado e da indústria, bem como a força atual do mercado de OPV. Em toda a rede PKF, compreendemos como preparar e promover uma OPV de sucesso e tornaremos o processo tão fácil quanto possível para o seu negócio. Podemos ajudar em muitas áreas do processo da admissão à cotação, incluindo:
- Análise e relatórios de avaliação;
- Determinação da estrutura de capital apropriada para a OPV;
- Preparação de modelos e projeções financeiras;
- Nomeação e gestão de outros assessores e prestadores de serviços (jurídicos, registo de ações, relações com investidores e gráficas);
- Nomeação do originador / subscritor (underwriter);
- Preparação do Prospeto ou da Declaração de Divulgação do Produto;
- Gestão do processo de due diligence para a preparação do prospeto ou declaração de divulgação de produto;
- Preparação e entrega de apresentações a investidores;
- Preparação da apresentação de roadshow.
Dívida
Desenvolvemos um serviço único de emissão no mercado primário de dívida que apoia e ajuda as empresas, que raramente aparecem nos mercados de capitais de dívida, a tirar o máximo partido da eficiência do financiamento por grosso, tal como fazem os emissores frequentes, mas sem ter de pôr em prática os recursos adicionais normalmente associados a ele. Aproveitamos as sinergias, ajudando os clientes a reduzir os seus custos de financiamento e a aumentar a eficiência operacional.
Equipa Sénior
Hugo Caetano
Associate Partner
Financial & Risk Strategic Advisory
hugo.caetano@pkf.pt
+351 961 075 706
O Hugo detém mais de 25 anos de experiência no Sector Financeiro.
Desenvolveu a sua carreira em diferentes áreas estratégicas da Banca de Retalho e Corporate, nomeadamente nas Áreas Comercial e de Risco de Crédito, incluindo Modelos, Riscos Imobiliários, Imparidades (IFR9) e Recuperação de crédito.
Ao longo do seu percurso participou em diferentes projetos dos quais se destacam: o lançamento de novas áreas em ambiente de banca Multinacional, desenho e implementação de estruturas de crédito e produtos associados a crédito, em ambiente de banca tradicional, Fintech e open bank.
Anteriormente à PKF o Hugo trabalhou no Millenniumbcp, Barclays Bank UK, Bankinter, Ebury Partners UK e Banco BNI Europa
Em termos académicos, o Hugo tem uma licenciatura em Gestão de Empresas – Universidade Lusíada de Lisboa; adicionalmente concluiu com sucesso o MBA Executivo – INDEG / ISCTE, o Programas Avançado de Gestão Bancária da Universidade Católica de Lisboa e o Programa Avançado de M&A da London Business School.