Business Solutions
Os gestores e as organizações são confrontados diariamente por enormes pressões, aos mais diversos níveis, surgindo cada vez mais a necessidade de melhorar o desempenho do negócio e de resolver as questões que afectam diferentes departamentos funcionais ou áreas da organização. Responder a estas questões requer uma adequada assistência contabilística devidamente profissionalizada e que cruze os diferentes setores da organização, nomeadamente os relacionadas com: pessoas, processos, estrutura e tecnologia.
A PKF encara a assistência contabilística (no sentido amplo do termo) não somente na ótica de um projeto conducente à elaboração de relatórios de actividade e cumprimento de obrigações legais/fiscais e estatutárias, mas também como auxiliar precioso de apoio à gestão na criação de valor.
O nosso departamento de outsourcing e apoio à gestão, metodologicamente preparado para o controlo empresarial numa base regular de desempenho financeiro, elabora um relatório atempado, estruturado e orientado para o controlo do risco e a condução do negócio, ajustado à realidade de cada Cliente.
Os nossos serviços podem ser realizados nas nossas instalações ou nas dos nossos clientes, podendo integrar faseadamente trabalhadores das organizações em condições de mútuo acordo.
A nossa metodologia de atuação assenta no conceito de contabilidade de processo, envolve técnicos da PKF Portugal nas três fases que a integram:
FASE I: Corresponde basicamente ao levantamento, análise e avaliação da situação atual, identificando-se os processos e sistemas utilizados, tecnologia adotada e técnicos envolvidos.
FASE II: Envolve a introdução das modificações/inovações necessárias a conseguir melhorar os processos em termos de economia, eficiência e eficácia.
FASE III: Respeita à passagem, para a nossa responsabilidade, dos processos a desenvolver em "outsourcing", nela se incluindo todos os aspetos acordados com o cliente, tendo por base o "Service Level Agreement" estabelecido.
Face à natureza multidisciplinar do trabalho, envolvemos partners e outros colaboradores da PKF Portugal, que, evidenciando uma vasta experiência em projetos, conduzem ao sucesso dos nossos clientes, quanto a:
- Transferência de responsabilidades
- Eliminação de custos com a formação de colaboradores
- Normalização de processos
- Gestão da mudança
- Eliminação de custos não esperados
- Eliminação de problemas associados a baixas performances, faltas e doenças de colaboradores
- Eventual eliminação/redução de custos fixos. Vg: pessoal, edifícios, equipamentos e sistemas
- Existência de garantias em casos de não cumprimento
- Controlo e estabilização de custos
Áreas de atuação:
- Contabilidade
- Contabilidade SNC
- Contabilidade SNC-AP
- Contabilidade IFRS
- Contabilidade orçamental
- Contabilidade analítica
- Informação de gestão
- Processamento salarial
- Facturação e cobranças
Concluindo, a PKF, através de uma sociedade independente, está apta: (i) a desenvolver, implementar e gerir qualquer sistema contabilístico de gestão, quer o mesmo seja simples ou complexo, (ii) a desenvolver modelos financeiros rápidos e precisos que permitam um controlo efetivo, financeiro e económico, do negócio, (iii) a implementar e acompanhar sistemas de monitorização e controlo de ativos, custos e proveitos, disponibilizando quando necessário um controller pontual e (iv) a desenvolver planos de contas específicos (contabilidade geral e analítica) preparados com base em diferentes referenciais contabilísticos.
Equipa Sénior
Luís Compõete
Partner
Tel: +351 961 348 748
Email: Luis.Compoete@pkf.pt
O Luís tem cerca de 30 anos de experiência nas áreas de contabilidade e tax compliance.
Durante a sua carreira profissional tem sido responsável pela área contabilística e fiscal de várias empresas multinacionais e nacionais, de vários ramos de atividade, nomeadamente, o imobiliário, comércio e serviços, incluíndo SGPS´S.
O Luís foi igualmente responsável pela coordenação de várias equipas de trabalho.
Antes de ingressar na PKF, integrou a área outsourcing de contabilidade da Arthur Andersen e da KPMG, foi responsável financeiro na Datinfor, e adjunto da Direção Financeira da Sociedade Portuguesa de Autores.
É membro desde 1997 da Ordem dos Contabilistas Certificados.