Gestão de Programas e Projetos
Os serviços que disponibilizamos neste domínio podem ser incorporados em qualquer projeto de consultoria que nos propomos desenvolver ou ser fornecidos de forma autónoma – dada a importância vital que esta matéria possui no sucesso dos projetos.
As actividades que desenvolvemos baseiam-se no framework da PKF Internacional que contempla todo o ciclo de vida dos projetos, nas seguintes fases:
- Preparação: desenvolver a definição inicial do projeto e os mecanismos para endereçar os riscos e problemas, bem como confirmar os elementos a incluir na equipa de projeto
- Planeamento: validar os objectivos da organização para o projeto e desenvolver o respetivo plano detalhado, incluindo a afetação de recursos
- Execução: verificar a realização das atividades planeadas e definir atividades de contingência, analisar o progresso face aos objetivos planeados, identificando riscos e problemas
- Monitorização: manter a informação sobre o progresso em relação ao prazo e qualidade e promover as acções preventivas a fim de mitigar eventuais problemas e garantir a qualidade do produto final
- Conclusão: acompanhar as entregas durante o período de vigência do projeto e assegurar e garantir a prossecução dos objetivos, a documentação necessária actualizada, registos e o nível de satisfação do cliente
O sucesso de qualquer projeto depende essencialmente do esforço de equipa que envolve o consultor e os elementos do cliente, bem como de uma adequada e rigorosa gestão de projecto – razão pela qual incluímos, normalmente, atividades específicas de gestão de projetos nos serviços que prestamos.