Implementação de sistemas de gestão da qualidade - conceitos e requisitos ISO 9001:2015
Duration
7 horasMode
Formação à distância ou presencialProgram
Fundamentos do Sistema de Gestão da Qualidade
- Conceito da qualidade
- Benefícios da implementação de sistemas de gestão a qualidade numa organização ou empresa.
- A evolução da norma ISO 9001
- A família das normas ISO
- Princípios de gestão da qualidade
- Abordagem por processos
Interpretação dos requisitos da Norma NP EN ISO 9001:2015
- Introdução
- Objetivo e campo de aplicação
- Referências normativas
- Termos e definições
- Contexto da organização
- Liderança
- Planeamento
- Suporte
- Operacionalização
- Avaliação do desempenho
- Melhoria
- O pensamento baseado no risco
Processo de certificação e Tipos de Auditorias
A implementação de um sistema de gestão com vista à certificação apresenta-se como um fator distintivo perante clientes e consumidores.
A ISO 9001 é um referencial normativo de âmbito internacional, direcionado para os sistemas de gestão das organizações, garantindo que estas respondem, eficazmente, às expectativas dos clientes e das partes interessadas. O referencial ISO 9001 foi revisto em 2015, de forma a apoiar as empresas a garantirem que gerem eficazmente o risco e que têm capacidade de resposta quando precisam de se adaptar às constantes mudanças e exigências de mercado.
Com esta ação de formação, pretende-se dotar os formandos de ferramentas que lhes permitam conhecer o referencial e compreender de que forma se adequa a cada organização.
Objetivos Pedagógicos:
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Identificar os requisitos do referencial normativo ISO 9001:2015.
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Compreender como se implementa e monitoriza um sistema de gestão da qualidade.