Qualidade

Home Cursos Qualidade Implementação de sistemas de gestão da qualidade - conceitos e requisitos ISO 9001:2015

Implementação de sistemas de gestão da qualidade - conceitos e requisitos ISO 9001:2015

Duration

7 horas

Mode

Formação à distância ou presencial

Program

 

Fundamentos do Sistema de Gestão da Qualidade

  • Conceito da qualidade
  • Benefícios da implementação de sistemas de gestão a qualidade numa organização ou empresa.
  • A evolução da norma ISO 9001
  • A família das normas ISO
  • Princípios de gestão da qualidade
  • Abordagem por processos

 

Interpretação dos requisitos da Norma NP EN ISO 9001:2015

  • Introdução
  • Objetivo e campo de aplicação
  • Referências normativas
  • Termos e definições
  • Contexto da organização
  • Liderança
  • Planeamento
  • Suporte
  • Operacionalização
  • Avaliação do desempenho
  • Melhoria
  • O pensamento baseado no risco

 

Processo de certificação e Tipos de Auditorias

 


Inscrever-Me


 

A implementação de um sistema de gestão com vista à certificação apresenta-se como um fator distintivo perante clientes e consumidores.

A ISO 9001 é um referencial normativo de âmbito internacional, direcionado para os sistemas de gestão das organizações, garantindo que estas respondem, eficazmente, às expectativas dos clientes e das partes interessadas. O referencial ISO 9001 foi revisto em 2015, de forma a apoiar as empresas a garantirem que gerem eficazmente o risco e que têm capacidade de resposta quando precisam de se adaptar às constantes mudanças e exigências de mercado.

Com esta ação de formação, pretende-se dotar os formandos de ferramentas que lhes permitam conhecer o referencial e compreender de que forma se adequa a cada organização.

 

Objetivos Pedagógicos:

  • Identificar os requisitos do referencial normativo ISO 9001:2015.

  • Compreender como se implementa e monitoriza um sistema de gestão da qualidade.