Gestão e administração

Home Cursos Gestão e administração Planeamento e controlo de gestão

Planeamento e controlo de gestão

Duration

8 horas

Mode

Formação online

Program

 

29 e 30 de NOVEMBRO

8 horas

60.00€ (6600.00 CVE)


 

Planeamento e orçamento

  • Conceito de orçamento
  • Fases na elaboração de orçamentos
  • Papel do orçamento na gestão das empresas
  • Conceito de almofada orçamental

 

Orçamento operacional

  • Orçamentos de Vendas/Receitas
  • Orçamento de produção e serviços
  • Orçamento dos custos de matéria-prima
  • Orçamento dos custos de mão-de-obra
  • Orçamento dos custos indiretos de fabricação
  • Orçamento das despesas administrativas

 

Orçamentos Financeiros

  • Orçamento de custo de produção e vendas
  • Orçamento da demostração de resultados
  • Orçamento das contas a receber
  • Orçamento das contas a pagar (fornecedores)
  • Orçamento do fluxo de caixa

Controlo orçamental/controlo de gestão

  • Papel, importância e métodos (técnicas) de controlo orçamental e análise de variações (desvios)
  • Controlo estratégico e operacional

 


Inscrever-Me


 

O processo orçamental é uma fase essencial do controlo de gestão. No entanto, será conveniente distinguir controlo de gestão de processo de gestão. A distinção entre processo orçamental e controlo de gestão é um dos objetivos essenciais desta formação. O controlo de gestão não será apenas fazer previsões e apurar desvios. Os orçamentos, constituindo instrumentos técnicos de controlo de gestão, ajudam os responsáveis a dominarem a sua gestão. Por isso a pertinência desta formação em planeamento e controlo de gestão, destinada a gestores e colaboradores de empresas de todos os ramos de atividade.

 

Objetivos Pedagógicos:

  • Compreender os tipos de planeamento de uma empresa.

  • Explicar porque é que o orçamento pode ser utlizado como instrumento de gestão.

  • Listar as vantagens do uso de um orçamento.

  • Distinguir os deferentes tipos de orçamentos.

  • Utilizar o orçamento para o controlo e apuramento de desvios.

  • Utilizar as principais ferramentas para o controlo do orçamento de uma organização.